Micologia
SOBRE
O Laboratório de Micologia Médica do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e LIM-53 do Departamento de Dermatologia da FMUSP e Hospital das Clínicas FMUSP compreende os Setores de Micologia e Coleção de Cultura de Fungos (Micoteca) Sorologia e Biologia Molecular.
Nesta área são realizados exames diagnósticos diretos e indiretos, bem como procedimentos para pesquisa em diferentes linhas, usando os fungos e/ou seus metabólitos como objeto de estudo.
O Laboratório de Micologia Médica é credenciado junto à Fundação para o Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP), para a realização de cursos do Programa de Aprimoramento Pessoal da Área da Saúde – PAP, desde 1983. Possui convênio com instituições públicas e particulares de ensino (nacionais e internacionais) para o desenvolvimento de estágio curricular supervisionado, bem como participa da seleção de projetos de pesquisa para iniciação científica junto a órgãos de fomento no âmbito nacional (FAPESP, PIBIC- CNPq).
A missão do Laboratório de Micologia e a de desenvolver conhecimento técnico e científico e de promover o aprimoramento de pessoas com o objetivo de atender às demandas científicas e de formação de recursos humanos especializados em Micologia.
EXAMES
- Setor de Micologia e Coleção de Culturas de fungos – Diagnóstico, isolamento, manutenção e identificação de fungos agentes de micoses superficiais, cutâneas subcutâneas, sistêmicas e oportunistas.
- 1 Exames
- Exame direto a fresco e/ou colorações específicas
- Cultivo de fungos em meios clássicos e seletivos.
- Identificação fenotípica de bolores e leveduras de interesse médico
- Auxanograma e zimograma para identificação de leveduras
- Teste de sensibilidade aos antifúngicos através das técnicas de microdiluição e métodos comerciais com fins acadêmicos e de pesquisa
- 1 Exames
- Setor de Sorologia e Biologia Molecular – Reações sorológicas para o auxílio do diagnóstico, bem como o monitoramento terapêutico das infecções fúngicas sistêmicas e oportunísticas.
- 1 Exames
- Imunodifusão Dupla de Ouchterlony e Contraimunoeletroforese para Paracoccidioidomicose, Histoplasmose e Aspergilose
- Aglutinação por partículas de Látex para Criptococose
- Imunoeletroforese para Esporotricose
- Foram implantadas neste setor técnicas utilizadas em Biologia Molecular tais como: PCR (Polymerase Chain Reaction), RAPD (Random Amplified Polymorphic DNA), RFLP (Restriction Fragment Lenght Polymorfism) com finalidade diagnóstica e de identificação dos isolados fúngicos.
- 1 Exames
PESQUISADORES
CONTATO
Gabriela Alves Sanchetta
Secretária
(11)3061-7051
sanchetta@nullusp.br