Segurança no Campi USP – Prevenção é importante dentro e fora do Campus

Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária

Acertadamente, o modelo de segurança adotado na USP é baseado numa estrutura que não dispõe de ferramentas administrativas legais que possam restringir as liberdades constitucionais das pessoas que integram ou não o espaço universitário. Foi construído com a observância dos pilares previstos em nossa Constituição Cidadã e será preservado.

Esta estrutura se baseia em duas forças motrizes principais, a participação de um extenso corpo de vigilância particular, contratado para fazer frente às necessidades de proteção patrimonial e de um quadro de funcionários próprios composto por Agentes de Vigilância e Vigias orgânicos.
O propósito da Superintendência de Segurança é criar condições que possibilitem a participação de todos os interessados na construção de uma cultura de paz. A participação de alunos, professores, funcionários, sindicato, agremiações e outros stakeholders é necessária e imprescindível para que a percepção de segurança seja melhorada.

O projeto se baseia em ações primárias que se destinam a resguardar a tranquilidade, salubridade e a segurança na USP. Não serão adotadas, em nenhuma hipótese, ações secundárias, mesmo porque não se dispõe de embasamento legal para este mister.

Considerando o estado democrático de direito, pauta seu projeto em princípios teóricos comunitários e em princípios democráticos, direcionando suas ações para a inclusão de todos no processo de melhoria da percepção de segurança, na solidariedade humana e na relação do indivíduo com o meio ambiente natural ou artificial.

Este projeto leva a uma forma de gestão que não privilegia as práticas reativas, mas sim, a todas as formas de prevenção. Passaremos do período de “ideia da força” para a “ideia de serviço” prestado com qualidade, com ética e moralidade, bem como alicerçado em exemplos de sucesso e em modernas técnicas de prevenção.

A Superintendência de Segurança desenvolverá uma série de ações que devem integrar um projeto de prevenção e proteção universitária denominado “UNIVERSIDADE SEGURA”. Este projeto, entretanto, depende da participação da comunidade uspiana para sua construção em todos campi e será capaz de criar oportunidades para que a cultura de paz seja definitivamente instalada na USP.

Prof. Dr. José Antonio Visintin
Superintendente de Prevenção e Proteção Universitária