O Instituto

sobre-imtsp

SOBRE

Nos últimos 80 anos o estudo e a pesquisa em Medicina Tropical contribuíram para uma das mais importantes quedas dos índices de mortalidade no mundo (no Brasil esse índice caiu de 50% para 5% nesse período).

Apesar dessa queda importante, muitas dessas doenças ainda estão presentes e ativas, necessitando da manutenção constante desses esforços, sobretudo direcionados ao tratamento, diagnóstico e prevenção dessas patologias. Se antes atuávamos para evitar a morte, hoje nosso foco é garantir a qualidade de vida de populações e viajantes.

Assim, a Medicina Tropical atual engloba também aspectos de Saúde Internacional ou Global, garantindo que produtos ou pessoas de determinada região não sejam focos de transmissão de doenças; nem que seus visitantes sejam vítimas de patologias locais.

Nesse contexto, o Instituto de Medicina Tropical (IMT) vem atuando desde sua fundação entre os anos de 1959-1960. Após 40 anos de atividade ligados à Faculdade de Medicina – USP passou a ser um Instituto Especializado da USP (IMT-USP), associando o caráter integrador de um IE da USP à expressão plena de nossas finalidades principais voltadas sempre para o ensino, a pesquisa e a formação de especialistas na área de Doenças Tropicais e Saúde Internacional.

Além de projetos de pesquisa próprios, o IMT-USP tem participação única e importantíssima na interlocução entre o que é desenvolvido nos Institutos de Pesquisa Básica da USP com o processo de aplicação prática na sociedade. Em outras palavras o IMT-USP consegue se comunicar tanto com os pesquisadores da área básica, como com os médicos que atuam nos hospitais.

O impacto dessa interação resulta frequentemente na colaboração e interação com autoridades sanitárias visando implantar e/ou reformular políticas públicas voltadas para a saúde e para o bem estar da sociedade. Assim, além de desenvolver pesquisa que gera conhecimento, o IMT-USP vem se firmando cada vez mais como um centro de formação, de aperfeiçoamento e de prestação de serviços especializados na área.

Dessa forma, IMT-USP estruturou um programa Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Internacional, tem contribuído com disciplinas de Graduação próprias nos cursos da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) e ECA, além de ministrar um curso regular de Extensão sobre Saúde dos Viajantes para a comunidade externa. A Comissão de Biossegurança e a CIPA do IMT-USP atuam nas questões de saúde, segurança no trabalho e qualidade de vida.

MISSÃO

Desenvolver pesquisa, ensino e atividades de extensão relacionadas às Doenças Tropicais e Saúde Internacional integrando as pesquisas básica, clínica e epidemiológica.

Visão
Gerar conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de novos métodos diagnósticos, medicamentos ou vacinas bem como na reformulação de políticas públicas voltadas para as Doenças Tropicais e Saúde Internacional, com o objetivo de ser um centro reconhecido nacional e internacionalmente em pesquisa e formação de recursos humanos.

Valores
Nossas atividades são desenvolvidas respeitando os princípios da ética, de forma colaborativa, otimizando recursos e tornando a pesquisa acessível à comunidade científica e à sociedade civil.

DIRETORIA

Profa. Dra Ester Cerdeira Sabino
Diretora

Prof. Dr. Paulo César Cotrim
Vice-diretor

ORGANOGRAMA

org2013

SECRETARIA

Adriana Gama
imtsp@imt.usp.br – (11)3061-7011
Secretária